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BACHARELADO

O Curso de Engenharia Civil tem como objetivo a formação de profissionais que no escopo das organizações demonstrem habilidades para, agir como um agente de mudanças que tenha influência em seus objetivos competitivos, bem como projetar, desenvolver, implementar e melhorar sistemas integrados que incluem pessoas, materiais, equipamentos e informações. Os profissionais engenheiros realizarão essas atividades com uma visão ética e equilibrada dos papéis social e de responsabilidade com o meio ambiente, suportados por uma sólida base conceitual, e adotando uma postura crítica e criativa que resulte em novos modelos e sistemas, atendendo às demandas em constante evolução, das necessidades competitivas das organizações. Esse objetivo é perseguido através do desenvolvimento das habilidades específicas.

Desenvolver um profissional com a capacidade de reconhecer e de dominar os aspectos técnicos e sociais relevantes, envolvidos na produção de bens e serviços; Interpretar e utilizar informações que resultem em formas mais eficientes, eficazes e inovadoras de utilização dos recursos tecnológicos, humanos e financeiros. O aluno deverá ser capaz de desenvolver pensamento abstrato que sustente a compreensão e análise dos processos que perpassam as unidades funcionais: produção, suprimentos, recursos humanos, desenvolvimento de produtos, pesquisa e desenvolvimento, marketing e vendas, distribuição e financeira, integrados ao ambiente competitivo, consumidores, fornecedores, concorrentes, fabricantes de produtos substitutos, complementares e potenciais estreantes.

O aluno deverá ser capaz de manter e de difundir uma visão única e integrada dos sistemas de produção como uma coleção de processos, sustentada por uma variedade de modelos baseados em técnicas diversas como simulação, reengenharia, computação, programação linear, árvore de decisão, diagramas de causa e efeito, etc. que permitam diferentes pontos de vistas do sistema, dependendo do escopo do problema e do nível hierárquico dos envolvidos. Em outras palavras, o profissional engenheiro deve ser capaz de se comunicar eficientemente tanto com um operário no piso de fábrica quanto como um diretor.

Perfil do Egresso

A engenharia é por excelência uma atividade de desenvolvimento e empreendimento e é atribuição do profissional de Engenharia civil exercer um papel proativo na melhoria da qualidade de vida, seja através da transformação do conhecimento científico em novas tecnologias, seja através da sua utilização em empreendimentos produtores de bens e serviços.

Do profissional egresso do curso de Engenharia civil da Faculdade é requerido não apenas a capacidade de aplicação criativa dos princípios das ciências físicas e naturais, mas também uma ação social/ambiental coerente com a construção dos valores éticos e morais da sociedade que desejamos. Deve desenvolver não apenas a qualidade técnica de um excelente profissional conhecedor das ciências da natureza, aplicadas à concretização de sistemas e dispositivos úteis à sociedade, como também um amplo embasamento nas ciências sociais e humanas, de modo que o cidadão/profissional possa consolidar uma visão humanística, policognitiva, que torne a aplicação de suas opções técnicas coerente com os anseios éticos e socioambientais da sociedade.

O engenheiro civil deve estar preparado não apenas para ocupar uma vaga no mercado de trabalho, mas, fundamentalmente, para exercer o papel de um dos agentes de desenvolvimento do país.  O pleno exercício da sua profissão e da sua cidadania requer não apenas conhecimentos científicos e tecnológicos atualizados, como também um forte espírito empreendedor, uma aguçada capacidade de liderança.

Assim, o Engenheiro civil egresso terá:

  •   sólida formação nos princípios e conceitos básicos das ciências naturais e correlatas que lastreiam as bases da Engenharia civil;

  • competência teórica e prática para enfrentar os aspectos multidisciplinares e multifuncionais de problemas de engenharia;

  • que atuar como membro responsável da sociedade frente aos aspectos científicos, tecnológicos e gerenciais da engenharia, considerando os padrões éticos, filosóficos, sociais, econômicos, políticos, jurídicos e ambientais;

  • capacidade para identificar, formular, modelar, equacionar e resolver problemas de Engenharia civil com espírito criativo e inovador;

  • que desenvolver o espírito empreendedor, a capacidade de iniciativa e liderança, para (re)construir o conhecimento científico, criar novas tecnologias e empreendimentos produtores de bens e serviços;

  • que desenvolver capacidade de diálogo e flexibilidade para trabalhar em grupo;

  • que dominar as técnicas e processos utilizados na conexão de sistemas de comunicação;

  • embasamento gerencial compatível para a tomada de decisões, para administrar recursos humanos e materiais e para ocupar posições de liderança nos mais diversos tipos de organização;

  • compreensão dos desafios colocados pela necessidade de desenvolver capacidade de diálogo e flexibilidade para integrar diversas áreas de conhecimento e ramos de atividades no exercício profissional, a saber: concepção, projeto, planejamento, construção, produção, operação e manutenção;

  • capacidade de reconhecer a necessidade de se engajar em um processo de aprendizagem continuada;

  • que desenvolver habilidades para usar as técnicas, métodos e ferramentas da prática da Engenharia civil moderna;

  • um amplo entendimento das ciências sociais e humanas e visão humanística para identificar e interpretar fatos relevantes ligados à prática da Engenharia civil;

  • capacidade de conceber e elaborar sistemas, componentes e processos para satisfazer necessidades específicas;

  • que saber construir e administrar experimentos, assim como analisar e interpretar dados e fatos obtidos dos mesmos;

  • que saber comunicar-se efetivamente por meio oral e escrito;

  • que saber comunicar-se em pelo menos uma língua estrangeira;

  •  que compreender o desenvolvimento da Engenharia civil no contexto da evolução histórica das ciências.

 

Matriz Curricular

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